sexta-feira, julho 07, 2006

Está a chegar ao fim a grande festa do desporto-rei. Um mês de futebol, emoções fortes, alegrias, tristezas, e acima de tudo, um mês em que se escreveram mais linhas na História do futebol.
O último fim-de-semana do Mundial reserva-nos dois jogos que se perspectivam bem diferentes em si. O primeiro, que irá opor os dois semi-finalistas derrotados (Alemanha e Portugal), afigura-se como um jogo interessante. Não penso que as equipas se irão apresentar desmotivadas por causa de terem falhado a passagem à final: pelo contrário, os anfitriões certamente querem fechar o seu Mundial com uma vitória e os portugueses procurarão ficar na História, igualando o melhor resultado de sempre em Mundiais,o terceiro lugar conquistado no Inglaterra'66. Alemanha e Portugal são conjuntos com um futebol atractivo e que gostam de tomar a inicativa e pegar no jogo; com base nisso, pode esperar-se um início de partida muito intenso.
Domingo, 9 de Julho, a grande final: o Olympiastadion em Berlim recebe Itália e França, numa reedição da final do Euro 2000. Italianos e franceses chegam à final tendo na eficácia e no pragmatismo as suas grandes armas; apresentaram um tipo de jogo semelhante, que aproveitou bem os erros dos adversários e tirou máximo partido da qualidade das suas defesas. Na verdade, tudo isto faz antever um jogo de contenção e de espera; para bem do espectáculo, esperemos que não.
Desta final, para além de um novo campeão do mundo, também deve sair o melhor jogador do campeonato. Resta dizer adeus e obrigado aos alemães e daqui a quatro anos acolher entusiasticamente o África do Sul'2010!