quinta-feira, agosto 31, 2006


Jovem cinquntenário

O médio João Moutinho, que defende as cores do Sporting, cumpriu na jornada inaugural do campeonato o seu 50.º jogo no escalão principal do futebol português. Esta proeza é ainda mais admirável se tivermos em conta que Moutinho atingiu esta marca com apenas 19 anos.
Desde que se começou a afirmar na equipa principal dos leões, João Moutinho não tem deixado ninguém indiferente. O jovem algarvio não se atemorizou com a chamada à equipa sénior pela mão de José Peseiro (época 2004/2005) e hoje em dia é um titular indiscutível na equipa de Paulo Bento, tendo como função pensar o jogo da equipa. Assumir tal papel em idade tão tenra é uma tarefa enorme, mas Moutinho tem correspondido com excelência e revelado uma maturidade invulgar num jogador da sua idade. Outro facto digno de registo é o seu comportamento fora de campo; não se lhe conhece nenhuma falta a um treino nem nenhum indício de vida boémia. João Moutinho tem uma mentalidade vencedora e está completamente concentrado em evoluir o seu jogo. Quando assim é, difícil é não obter sucesso. É uma das maiores promessas do futebol português da actualidade e a chamada à selecção principal é um justo prémio para o seu desempenho em campo.
Há alguns anos atrás, tive o prazer de o ver jogar num torneio organizado pelo FC Barreirense. Apesar de muito mais jovem, o pequeno algarvio já fazia as delícias de todos os que o observavam e recordavam o seu pai, Nélson Moutinho. Com apenas 11 anos, foi o melhor jogador de uma equipa cuja média de idades rondava os 14/15 anos. Sintomático.
Agora com 19 anos, João Moutinho parece ter desvendado todos os segredos do futebol. Esperemos que nunca se desvie do seu caminho, pois tem tudo para se tornar um dos melhores jogadores portugueses dos últimos tempos.