quarta-feira, agosto 16, 2006


Trio D'Ataque

Este é o título de um dos programas mais interessantes que já vi sobre futebol e que espero que continue a ser uma aposta da RTP para este ano. Moderado pelo jornalista Carlos Daniel (foto), Trio D'Ataque conta com as participações regulares de Rui Moreira, António-Pedro Vasconcelos e Sérgio Godinho, comentadores que expõem as suas opiniões não só acerca dos seus clubes como do mundo do futebol em geral, incidindo obviamente sobre o futebol nacional.
O que torna este programa tão agradável de seguir atentamente é o respeito que impera entre todos os intervenientes. Não há atropelos de conversas, opiniões exaltadas, faltas de educação, interrupções, insultos. Placidamente, moderador e comentadores conversam (o termo "debatem" não se adequa), expõem e rebatem pontos de vista, todos eles bastante coerentes e totalmente desprovidos de cegueira clubística, tudo isto num clima de boa disposição. Apesar de cada comentador "representar" um dos três grandes, por assim dizer, todos eles ouvem atentamente as críticas sobre o seu clube, reconhecendo-as quando estas correspondem à verdade. No fundo, o programa Trio D'Ataque é um exemplo de como todas as conversas sobre futebol deveriam ser, e não apenas na televisão.
Destituído de qualquer interesse publicitário, este post é apenas uma pequena recomendação a todos aqueles que têm interesse em seguir este tipo de programas sobre futebol.