segunda-feira, agosto 07, 2006



A questão da baliza

Ao tomar conta do comando técnico do Benfica, Fernando Santos também tomou a seu cargo a difícil resolução de um problema que já não é recente: afinal quem deve ser o primeiro guarda-redes do Benfica?
Esta questão tem sido uma constante durante a pré-época. Com Quim ausente (encontrava-se de férias devido à presença no Alemanha'2006 e só jogou contra o AEK), Moreira e Moretto alternaram na defesa das redes do Benfica, sem resultados convincentes: Moreira sofreu muitos golos nos jogos em que actuou e Moretto comprometeu contra o Deportivo da Corunha.
Estes indicadores vieram dificultar uma escolha que só por si já não era simples. Os três guarda-redes do Benfica têm diferentes qualidades e defeitos: Moreira é um bom guarda-redes mas viu a sua evolução interrompida por lesões e perdas da titularidade, Quim alterna defesas seguras com voos fotográficos desnecessários e Moretto tanto faz defesas fantásticas como tem falhas incompreensíveis, além de que o seu jogo de pés necessita de ser melhorado. Contudo, todos têm um ponto em comum; nenhum deles está preparado para ser suplente, quanto mais terceiro guarda-redes. Fernando Santos tem claramente uma situação de "qualidade a mais" em mãos e aplicar a rotatividade na baliza com três guarda-redes é quase impossível, pelo menos sem sacrificar alguma da consistência da equipa.
Uma medida razoável seria talvez o empréstimo ou até a venda de um destes atletas. Poderá ser mais aconselhável do que ombrear com a natural insatisfação que venha a surgir por parte daquele que pouco a pouco comece a ser empurrado para a condição de terceiro guarda-redes.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

A escolha do Fernando Santos para o 1º jogo oficial da época pareceu-me a mais acertada por agora. Nem que seja por exclusão de hipóteses; isto porque o Moretto tem feito tudo e mais alguma coisa para nem sequer no banco se sentar. Eu depois da última jornada do ano passado (1-3 Paços Ferreira) já tinha ficado 100% convencido que Moretto=barraca. Mas para quem tivesse dúvidas, como o Santos, a pré época dissipou-as. Quanto ao Moreira, é pena que não se tenha ainda afirmado como nº1, mas concordo plenamente com o facto de as lesões o manterem afastado de uma regularidade que é essencial para aquela posição, ainda mais quando a concorrÊncia é forte. Para além disso, Moreira não é nenhum guarda redes de top, nem claramente melhor que o Quim.
Por isso, Joaquim é a melhor opção de momento; experiente, bom guarda redes, e com uma coisa muito importante que é auto-confiança, a qual muito deve ao mister Scolari.

9:11 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home